AMAERJ | 19 de março de 2025 16:13

Parte do Imposto de Renda pode ser destinado a fundos da infância e do idoso

Começou nesta semana o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-calendário 2024. A declaração, que pode ser feita até 30 de maio, é uma oportunidade para efetuar doações para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e os Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI). Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto.

Para doar, acesse no Programa IRPF 2025 a área “Doações diretamente na declaração”. Os contribuintes podem destinar para os Fundos Nacional, Estaduais e Municipais. Para isso, é necessário optar pela Declaração por Deduções Legais (Declaração Completa).

O programa disponibilizado pela Receita Federal calcula o valor limite individual automaticamente depois que a declaração é preenchida com as informações de rendimentos e despesas.

Em 2024, mais de 5 mil fundos de direitos destinados à infância e aos idosos receberam R$ 359 milhões, segundo dados da Receita Federal. O valor foi 105% superior ao de 2023. Os recursos arrecadados são usados para financiar projetos de assistência social a crianças, jovens ou pessoas da terceira idade.

Área “Doações diretamente na declaração” no Programa IRPF 2025 | Reprodução

Leia também: Presidente do TSE fará aula magna da EMERJ sobre a participação feminina no Judiciário
Novos presidente e vice do TRE-RJ tomarão posse no dia 26
Eleição da Mútua dos Magistrados acontecerá na próxima segunda-feira