Brasil | 24 de janeiro de 2022 11:08

Palestra sobre o juiz de paz no Império será tema de webinar da EMERJ

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará em 17 de fevereiro, às 10h, palestra da historiadora Adriana Pereira Campos, coautora do livro “Juízes de paz: um projeto de justiça cidadã nos primórdios do Brasil Império”.

A palestra fará parte do webinar“A experiência de magistrados leigos no Brasil Imperial (1824-1841)”. Haverá transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube.  

O evento resulta da parceria entre o Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais, o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (Nupepaj/EMERJ) e o Núcleo de Pesquisa em Liberdades de Expressão e de Imprensa e Mídias Sociais (Nupeleims/EMERJ). 

A abertura da reunião será feita pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e pelo presidente do Fórum, desembargador Wagner Cinelli.

O livro aborda a institucionalização da figura dos juízes recém-instalados no Brasil em 1827 e a estratégia de treinamento traçada pelas autoridades imperiais brasileiras. Os autores são Adriana Campos, Andréa Slemian e Kátia Sausen da Motta. 

Escrito por Adriana Campos, o capítulo “O Farol da boa prática judiciária: dois manuais para instrução dos juízes de paz” contextualiza a formação do magistrado de paz.

Para ler o texto, acesse https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548945030_0be9a03387e8505a013bf910cf5fa9c3.pdf. 

O webinar terá como debatedores os desembargadores André Gustavo de Andrade, vice-presidente do Fórum; e Jacqueline Montenegro, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar da EMERJ; a juíza Viviane Alonso Alkmim; e os professores universitários Bárbara Gomes Lupetti, Fernando de Castro Fontainha e Cléssio Moura de Souza.

Para se inscrever, acesse o site da EMERJ.