Notícias | 23 de agosto de 2013 10:31

Orquestra Sinfônica regida por maestrina americana chega ao Rio

A Cidade das Artes, na Barra, recebe este domingo, às 17h, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), que atualmente está sob a regência de Marin Alsop. A norte-americana foi a primeira mulher a assumir uma grande orquestra nos Estados Unidos, a Baltimore Symphony Orchestra, e é reconhecida internacionalmente. A Orquestra oferecerá ao público carioca um concerto especial, com parte do repertório que será apresentado durante a turnê europeia em outubro.

Marin-Alsop6_HRES

Serão interpretadas a “Sinfonia Nº4 – Brasília”, de Camargo Guanieri, e a “Sinfonia Nº1 em Ré Maior (Titã), do austríaco Gustav Mahler. Regente titular da Osesp a partir de 2012, a nova-iorquina Marin Alsop foi a primeira mulher a ser premiada com o Koussevitzky Conducting Prize do Tanglewood Music Center, onde foi aluna de Leonard Bernstein. Formada pela Universidade de Yale, é diretora musical da Sinfônica de Baltimore desde 2007. Lidera atividades educacionais que atingem mais de 60 mil alunos: em 2008, lançou o OrchKids, programa destinado a prover educação musical, instrumentos e orientação aos jovens menos favorecidos da cidade.

Como regente convidada, apresenta-se regularmente com a Filarmônica de Nova York, a Orquestra da Filadélfia, a Sinfônica de Londres e a Filarmônica de Los Angeles, entre outras. Em 2003, foi a primeira artista a receber, no mesmo ano, o Conductor’s Award, da Royal Philharmonic Society, e o título de Artista do Ano, da revista Gramophone. Em 2005, foi a primeira regente a receber a prestigiosa bolsa da Fundação MacArthur. Em 2013, será a primeira mulher a reger a tradicional “Last Night of the Proms”, no festival londrino.

CIDADE DAS ARTES

Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca

Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 3328-5300

Horários: Ter a Sex de 13h às 21h

Sáb e Dom 12h às 20h

Em dias de espetáculo de 12h até 30 min. após o início do espetáculo

www.cidadedasartes.org

Fontes: Destak Jornal e Maxpress