O desembargador Mario dos Santos Paulo foi homenageado, ontem (3), durante a sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio. O magistrado, que vai se aposentar compulsoriamente nesta semana, recebeu das mãos da presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense, instituída em 2008 para homenagear os magistrados que se aposentam por idade, como forma de reconhecimento pela dedicação ao Judiciário fluminense.
A presidente do TJ-RJ caracterizou o desembargador homenageado como uma pessoa alegre, conciliadora e que sabe dizer o Direito. “Tenho certeza de que vamos sentir falta desse convívio cotidiano”, afirmou.
Leila Mariano entrega homenagem ao desembargador Mario Paulo | Alexandre Moreira
Em nome do TJ-RJ, o desembargador Adriano Celso Guimarães falou sobre a carreira do desembargador Mario Paulo, destacando sua atuação associativa. “É um cidadão cordial que, por mais de trinta anos, prestou a jurisdição sem jamais se indispor com ninguém”. Além disso, elogiou a habilidade do desembargador em transitar por todas as correntes de opinião.
Em sua última sessão do Órgão Especial, o magistrado afirmou que sabia dos desafios e limitações da carreira: “Tentei dignificar o Poder Judiciário, tentando exercer minhas atribuições com esmero”. Destacou ainda: “É hora de me despedir da função jurisdicional levando no coração o carinho de cada um de vocês e a certeza do dever cumprido”.
Formado pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara (UEG), o desembargador Mario dos Santos Paulo trabalhou como advogado por dez anos, foi Defensor Público do Estado, professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Faculdade Estácio de Sá. Aprovado no concurso da magistratura estadual, tomou posse em janeiro de 1984, tendo atuado nas comarcas de Duque de Caxias e Capital. Foi promovido a desembargador em dezembro de 2000, sendo atualmente titular da 4ª Câmara Cível. Também assumiu a Corregedoria Regional Eleitoral em 1997, foi juiz auxiliar da Presidência na gestão do desembargador Thiago Ribas Filho e compôs o Conselho da Magistratura e o Órgão Especial. O desembargador recebeu diversas condecorações e medalhas, entre elas a Medalha Tiradentes, da Assembleia Legislativa do Estado; a Medalha do Mérito Judiciário Nacional, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e o Colar do Mérito Judiciário.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ