O número de pessoas em miséria extrema no Brasil aumentou nos últimos quatro anos, como consequência da recessão econômica. Antes, eram 7 milhões de brasileiros sem ter o que comer. Agora, são mais de 13 milhões. Produzida pela RecordTV, a série de reportagens “O mapa da fome no Brasil” é finalista do 7º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos.
Veja aqui a websérie. Um perfil traçado pela FGV mostra quem a fome atinge: mulheres, negros, nordestinos, pessoas com baixa escolaridade e residentes da zona rural ou da periferia de grandes cidades. Por três meses, a equipe da emissora visitou as cidades de Melgaço (PA) – com o menor IDH do país –, Guaribas (PI) – símbolo do programa Fome Zero – e Japeri (RJ) – para investigar como essas famílias sobrevivem e pedir resposta de autoridades à situação. Leia aqui a reportagem na íntegra.
Finalistas de Reportagens Jornalísticas:
Vidas em Trânsito
Autores: Bianca Vasconcellos e equipe
Veículo: TV Brasil
Uma por Uma
Autores: Ciara Núbia de Carvalho Alves e Julliana de Melo Correia e Sá
Veículo: Jornal do Commercio (PE)
O Mapa da Fome do Brasil
Autor: Daniel Paulino Mota
Veículo: RecordTV
A Tropa dos Confrontos
Autor: Igor Mello e Fábio Teixeira
Veículo: O Globo
Escravos no Século 21
Autora: Jennifer Ann Thomas
Veículo: Veja
Confira aqui todos os finalistas do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, em 12 de novembro, às 18h, no Tribunal Pleno do TJ-RJ.
Leia também: Com a presença de Dias Toffoli, AMAERJ premia defensores dos direitos humanos na segunda-feira
Conheça os finalistas do 7º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos
Finalista do Patrícia Acioli aborda o feminicídio em Pernambuco