O projeto “O Ideal é Real – Adoções Necessárias” foi destaque no Jornal GloboNews na manhã desta sexta-feira (27). Lançado na última terça (24) pela AMAERJ, com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj (Assembleia Legislativa) e da AMB, o projeto visa mudar o perfil das adoções realizadas no país.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o número de pessoas habilitadas para adoção no Brasil é cinco vezes maior que o número de crianças e adolescentes esperando para serem adotadas. Mas mesmo assim, essa conta não fecha. E o motivo é que a grande maioria das pessoas habilitadas para adoção desejam o mesmo perfil de criança, entre de 0 a 3 anos.
O “O Ideal é Real – Adoções Necessárias” tem como objetivo estimular as adoções de crianças que não fazem parte deste grupo preferencial. “Normalmente a pessoa quando se habilita para adoção traz uma criança idealizada na cabeça. Temos que nos preocupar em mostrar as crianças reais, que estão nas instituições de acolhimento aptas para adoção, e não a idealizada. A ideia do projeto é mudar essa ótica, porque o ideal da adoção é o amor, é a vontade de se pai e de ser mãe”, disse o juiz Sérgio Luiz Ribeiro em entrevista à GloboNews.
Veja a matéria na completa na GloboNews.