Dos 3.442 autos de resistência registrados no Rio entre 2010 e 2015, 356 mortes chamaram a atenção dos jornalistas Fábio Teixeira e Igor Mello, de “O Globo”. Apenas 20 policiais militares estiveram envolvidos nestas mortes. A existência da “tropa dos confrontos” foi revelada em reportagem finalista do 7º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos.
Publicada em novembro de 2017, a reportagem cruzou dados públicos e sigilosos da Polícia Civil. Do grupo, 11 eram ou tinham sido alvo de inquéritos do Ministério Público estadual por corrupção, tráfico de drogas e peculato. À época, 15 estavam na ativa, um havia sido morto, dois estavam presos, um se elegeu vereador e o último aguardava julgamento em liberdade. Entre as vítimas, havia inocentes. Após a publicação da matéria, o MP informou que os PMs seriam investigados e a Polícia Militar pretendia apurar a atuação do grupo. Leia aqui a íntegra das reportagens.
Finalistas de Reportagens Jornalísticas:
Vidas em Trânsito
Autores: Bianca Vasconcellos e equipe
Veículo: TV Brasil
Uma por Uma
Autores: Ciara Núbia de Carvalho Alves e Julliana de Melo Correia e Sá
Veículo: Jornal do Commercio (PE)
O Mapa da Fome do Brasil
Autor: Daniel Paulino Mota
Veículo: RecordTV
A Tropa dos Confrontos
Autor: Igor Mello e Fábio Teixeira
Veículo: O Globo
Escravos no Século 21
Autora: Jennifer Ann Thomas
Veículo: Veja
Confira aqui todos os finalistas do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, em 12 de novembro, às 18h, no Tribunal Pleno do TJ-RJ.
Leia também: Com a presença de Dias Toffoli, AMAERJ premia defensores dos direitos humanos na segunda-feira
Conheça os finalistas do 7º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos
‘O mapa da fome no Brasil’, da ‘RecordTV’, é finalista do Patrícia Acioli