O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), obteve cerca de 50% de acordos e solucionou milhares de casos em 2023. Presidente do NUPEMEC e diretor de Estudos e Pesquisas da AMAERJ, o desembargador Cesar Cury ressaltou que os resultados são importantes para a redução da litigiosidade.
“Todo mundo sabe que o excesso de processos é um dos grandes problemas que a gente enfrenta hoje nos nossos tribunais. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em que pese seja o mais produtivo do país, também sofre com o excesso de demandas. O trabalho do NUPEMEC, embora não seja exatamente com esse objetivo, traz resultados que são importantes na redução da litigiosidade”, afirmou.
“Na medida em que a gente aumenta as soluções consensuais, principalmente as pré-processuais, consequentemente, além de criar uma nova cultura, apresentando uma nova possibilidade de experiência para o advogado, o cidadão, a gente também contribui para evitar o acréscimo de processos”, disse o desembargador.
O NUPEMEC tem 44 centros de mediação e convênios com outras instituições públicas e privadas, como universidades e Câmaras Privadas de Mediação. Acesse aqui o site do NUPEMEC.
Assista abaixo ao vídeo do desembargador Cesar Cury:
Leia também: EMERJ lança aplicativo para magistrados; saiba como acessar
Dirigentes da Regional da AMAERJ em Petrópolis tomarão posse nesta quinta-feira
AMAERJ recebe doações de roupas para atendidos pela Justiça Itinerante