O presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, participou ontem (4) da inauguração das novas instalações das Varas Cíveis no edifício Presidente Business Center (Anexo Cidade Nova), na Avenida Presidente Vargas 2555, Praça XI, Centro do Rio. O endereço é temporário enquanto são realizadas as obras de readequação da Lâmina Central do Complexo Judiciário, que foram iniciadas na segunda-feira, dia 1º, com previsão de perdurarem por 30 meses. A presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, classificou a mudança de uma “operação de guerra”, em razão de o Business Center ser um prédio comercial.
Segundo o TJ-RJ, a readequação tornou-se necessária pela antiguidade do prédio do Fórum Central, construído há mais de 50 anos. Durante esse longo período, a demanda pelo Judiciário cresceu, multiplicando-se os processos nos cartórios. “Era impossível continuar nas antigas dependências. No espaço em que havia três mil processos, passaram a ter 10 mil, 14 mil”, disse a desembargadora, além das más condições de trabalho para os servidores. Para atender as necessidades do Judiciário, foi preciso realizar uma adaptação, que chegou aos mínimos detalhes como, por exemplo, no ar-condicionado. Os estudos para execução do projeto, dentro das exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), levaram um ano.
Desembargadores Leila Mariano, Valmir de Oliveira Silva, Sérgio Lúcio de Oliveira Cruz, Luiz Felipe da Silva Haddad e Antonio Iloízio de Barros Bastos, e o presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes
Nesta primeira fase, passaram a funcionar 44 Varas Cíveis, Departamento de Distribuição, Central de Mandados e salas de apoio de diretorias-gerais. Assim que forem finalizadas as obras, os demais andares serão ocupados pelas Varas de Família e Fazenda Pública. “É o primeiro passo para oferecer aos juízes um espaço digno para o desempenho da sua missão de julgar, observou a desembargadora. “A partir de agora, vamos voltar à rotina, dando cumprimento às metas”, completou.
A desembargadora Leila Mariano fez questão de agradecer o empenho dos servidores, cujos setores estiveram envolvidos na adaptação do prédio Business Center, e também aos juízes das Varas Cíveis. Em seguida, convidou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Valmir de Oliveira Silva; o 2º vice-presidente do TJ-RJ, desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz; e o desembargador Luiz Felipe da Silva Haddad, para o descerramento da placa comemorativa ao evento.
Também estiveram presentes: desembargador Antonio Iloízio de Barros Bastos, desembargador Antônio Saldanha Palheiro, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para a Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), desembargador Fernando Cerqueira Chagas, juízas Valéria Pachá Bichara e Márcia Correia Hollanda – auxiliares da Presidência, e juiz Paulo Roberto Sampaio Jangutta – auxiliar da Corregedoria.
Fonte: Amaerj com informações do TJ-RJ | Fotos: TJ-RJ