Promovidas a desembargadoras, Ana Cristina Nascif Dib Miguel e Maria Christina Berardo Rucker tomaram posse nesta segunda-feira (21). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participou da solenidade no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Magistrada há 27 anos e promovida pelo critério de merecimento, Ana Cristina Dib entrou no plenário acompanhada dos desembargadores Luiz Zveiter e Bernardo Garcez.
Filha do saudoso desembargador João Wehbi Dib, a magistrada destacou que a chegada ao 2º grau “desperta um misto de sentimentos, todos positivos, seja pelo orgulho de pertencer ao seleto colegiado, seja pelo desafio da nova missão”.
“Tenho o privilégio de seguir as pegadas de meu amado pai nesta Casa, cujo nome permanecerei honrando a cada dia e a cada passo que der por esses corredores e gabinetes. Aqui se desfecha um grande capítulo de minha história nessa instituição, do qual me orgulho intensamente, para que outro se inaugure e, com ele, uma nova perspectiva de desafios seja sublimada, mantidos inegociavelmente os alicerces éticos e morais, a preocupação com os direitos humanos e o invariavel respeito às partes e aos advogados, pilares que marcaram a minha vida funcional até aqui. Asseguro manter o mesmo brilho no olhar que desde 1996 a Magistratura me concede”, afirmou.
Christina Rucker, magistrada há 30 anos e promovida por antiguidade, foi acompanhada no plenário pelos desembargadores Henrique Figueira e Fernando Viana.
“Hoje é um dia especial, que com muita honra e gratidão, passo a integrar a 2ª instância deste Tribunal. É um momento de reflexão, são 30 anos dedicados à Magistratura, trazendo na bagagem 15 anos na Advocacia. Quando olho para trás, vejo uma jornada repleta de experiências que moldaram a minha trajetória. Cresci não apenas como profissional, mas como ser humano. Sempre me mantive fiel a uma conduta ética para tomar decisões baseadas na igualdade, na imparcialidade e no respeito aos direitos de cada indivíduo. Chego ao fim de um ciclo desafiador, mas compensatório. Como desembargadora deste Tribunal, renovo o compromisso de ser uma voz justa e imparcial e assumo a responsabilidade de zelar pela confiança em mim depositada”, disse a desembargadora Christina Rucker.
O desembargador Claudio Mello Tavares discursou em nome do Tribunal. “Como ponto comum pode-se identificar em ambas as magistradas o espírito público diferenciado, em que a atuação é marcada pela discrição e eficiência, como autênticas servidoras públicas, colocando sempre o interesse público acima do interesse pessoal e cumprindo com honra e retidão as funções do cargo. Gostaria de parabenizá-las, com a certeza de que o Tribunal recebe duas primorosas julgadoras, as quais dignificarão esta Corte.”
O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, exaltou a trajetória das magistradas e deu as boas-vindas ao 2º grau. “Ambas estão comprometidas com a justiça. Tenho certeza que brilharão. Sintam-se muito bem acolhidas. Ambas merecem os nossos parabéns.”
Trajetórias
Formada em Direito pela Faculdade Candido Mendes, em 1990, Ana Cristina Dib foi servidora do TJ-RJ e ingressou na Magistratura fluminense em 1996, pelo 24º Concurso. Idealizou o aplicativo Vida Compartilhada e atuava na 6ª Vara de Família da Capital. Foi membro do Conselho Delibartivo e Fiscal da AMAERJ (2014-2015).
Christina Rucker graduou-se em Direito pela Faculdade Candido Mendes, em 1978, foi advogada por 15 anos. Juíza desde 1993, ingressou no TJ-RJ pelo 17º Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado. Atuou na 2ª Vara Empresarial e, atualmente, estava na 4ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital.