Cultura | 03 de maio de 2022 12:50

Nova edição da revista ‘Arte e Palavra’ será lançada no próximo dia 16

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) lançará, no próximo dia 16, às 14h, a segunda edição da revista “Arte e Palavra”.

O lançamento acontecerá no Auditório Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão pela plataforma Zoom.

A mesa de abertura terá os desembargadores Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ; Ana Maria Pereira de Oliveira, do Conselho Consultivo e presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola; e Heleno Ribeiro Pereira Nunes, vice-presidente da Comissão de Biblioteca. O conselheiro Gustavo Martins de Almeida, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), fará palestra.

Lançada em 2020, a revista promove o diálogo entre Direito, arte e literatura. A publicação impressa e eletrônica recebe ensaios, textos de ficção (contos, poemas, crônicas, histórias em quadrinhos, charges) e artes visuais (fotografia, pintura, desenho, gravura). A publicação tem como objetivo estimular a expressão artística e literária no âmbito da EMERJ e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Sob coordenação das desembargadoras Cristina Gaulia e Ana Maria Pereira de Oliveira, a segunda edição traz poesias, contos, comentários, apontamentos, fotografias e crônicas.

No prefácio, Gaulia destaca que o movimento da palavra transformada em arte, e da arte transmudada em palavra, é o que possibilita a compreensão do outro, do diverso, do mutante e do insólito.

Em entrevista, a juíza Vera Lage fala sobre a paixão pela fotografia. “Na hora em que clico um passarinho, um menino, uma montanha, estou expressando a emoção daquele momento, a minha bagagem cultural, tudo aquilo que sinto.”

Os textos vencedores do concurso de redação do projeto “A EMERJ e o juiz do futuro” estão publicados nesta nova edição.

Para este ano, as inscrições no concurso de redação estão abertas em https://emerj.com.br/site/noticia/43.

Acesse https://emerj.com.br/site/evento/8130 para se inscrever no lançamento da revista.  

Leia também: Posse da Regional de Teresópolis será nesta quarta-feira (4)
Cristina Serra Feijó toma posse como desembargadora do TJ-RJ
Ex-presidente da AMAERJ é finalista de prêmio do jornal ‘O Globo’