Destaques da Home | 09 de janeiro de 2025 14:49

Nova Administração do Tribunal tomará posse em 7 de fevereiro

Integrantes da Administração eleita do TJ-RJ

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) terá nova Administração a partir de 7 de fevereiro. Seis magistrados tomarão posse no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, às 17h. Presidente da Mútua dos Magistrados, o desembargador Ricardo Couto de Castro assumirá a Presidência do Poder Judiciário fluminense para o biênio 2025/2026.

Eleitos em 25 de novembro, também serão empossados os desembargadores Claudio Brandão de Oliveira (corregedor-geral da Justiça), Suely Lopes Magalhães (1ª vice-presidente), Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes (2ª vice-presidente), Heleno Ribeiro Pereira Nunes (3º vice-presidente) e Cláudio Luís Braga Dell’Orto (diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro).

O desembargador Ricardo Couto sucederá ao desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que preside do TJ-RJ desde 2023.

Confira abaixo os integrantes da Administração eleita:

Desembargador Ricardo Couto de Castro
Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Nascido no Rio de Janeiro, Ricardo Couto formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1987. É pós-graduado pela Universidade de Coimbra (Portugal), professor palestrante e coordenador acadêmico de Direito Administrativo da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e professor da Fundação Getulio Vargas.

Ingressou na Magistratura em 1992 e foi promovido a desembargador em 2008. Atua na 4ª Câmara de Direito Público e preside a Mútua dos Magistrados desde 2021.

Desembargador Claudio Brandão de Oliveira
Corregedor-geral da Justiça do Rio de Janeiro

Nascido em Itaperuna, Claudio Brandão formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é especialista em Direito Privado, mestre em Direito pela Universidade Gama Filho e doutor em Direito e Sociologia pela UFF.

É magistrado desde 1992. Promovido a desembargador em 2009, atua na 4ª Câmara de Direito Público. Atuou como vice-presidente e corregedor do TRE-RJ em 2019 e presidente da Corte Eleitoral de dezembro de 2019 a março de 2021.

Desembargadora Suely Lopes Magalhães
1ª vice-presidente do TJ-RJ

Nascida em Niterói, Suely Magalhães é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1978). Ingressou na Magistratura em 1984 e é desembargadora desde 2002. Atualmente atua como 2ª vice-presidente do TJ-RJ.

Presidiu a 8ª Câmara Criminal, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) e o Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero, de Apoio às Magistradas e Servidoras e de Prevenção e Enfrentamento do Assédio da Discriminação (COGEN).

Desembargadora Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes
2ª vice-presidente do TJ-RJ

Nascida no Rio de Janeiro, Maria Angélica Guedes é formada em Direito pela Universidade Estácio e em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi defensora pública de 1986 a 1988. É magistrada desde 1990 e desembargadora há 15 anos. Atua na 7ª Câmara Criminal.

Presidiu a Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CEJEM) e integrou o Conselho da Magistratura, a Comissão de Legislação e Normas (COLEN), o Grupo de Trabalho das Varas Criminais (GTCRIM) e a Comissão de Gestão Estratégica e Planejamento (COGEP).

Desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes
3º vice-presidente do TJ-RJ

Carioca, Heleno Pereira Nunes graduou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1985. Foi promotor de Justiça de 1987 a 1990, quando ingressou na Magistratura. É desembargador desde 2008 e integra a 4ª Câmara de Direito Privado.

Compôs a Comissão de Regimento Interno, o Conselho de Vitaliciamento e o Órgão Especial. Presidiu a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (COMAI) e a Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade (COSUS). Atualmente, integra o Conselho da Magistratura e a Comissão de Políticas Institucionais para integração da Gestão Estratégica, Financeira e Orçamentária (COPAE).

Desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto
Diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ)

Nascido em Petrópolis, Cláudio Dell’Orto formou-se em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 1983. Foi promotor de Justiça de 1986 a 1991, quando ingressou na Magistratura. Foi juiz auxiliar da Corregedoria. É desembargador desde 2009 e compõe a 1ª Câmara de Direito Público. Preside o Comitê Gestor de Inteligência Artificial (CGIA) e é o atual vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ.

O magistrado já presidiu a AMAERJ em duas gestões (2006/2007 e 2012/2013) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) em 2021. Professor da UCP e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Candido Mendes. Dirigiu a Escola Nacional da Magistratura (ENM), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e integrou o conselho consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

Leia também: Tribunal de Justiça terá quatro novos desembargadores no dia 27
Juízes do Rio participarão do 1º Congresso de Inovação em IA no Judiciário
EMERJ realizará encontro sobre regime jurídico único e gestão sustentável