Destaques Noticias | 27 de outubro de 2020 15:55

NOTA DE PESAR

Piloto Renato de Oliveira Souza, irmão do desembargador Rogério de Oliveira Souza | Foto: Arquivo pessoal

Com pesar, a AMAERJ lamenta a morte de Renato de Oliveira Souza, 55 anos, piloto da Polícia Civil do Distrito Federal. O comandante pilotava o helicóptero da Força Nacional que caiu no Mato Grosso em missão de combate a incêndios no Pantanal. Ele era irmão do desembargador Rogério de Oliveira Souza, do TJ-RJ.

O falecimento foi confirmado nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O helicóptero participava da Operação Pantanal II quando caiu no município de Poconé (MT), no último dia 8. Nele também estavam o copiloto Luiz Fernando Berberick, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, e o 2° sargento Emerson Miranda Martins, da Polícia Militar do Rio, que sobreviveram.

Souza teve a coluna operada e recebeu alta na quarta-feira passada (21), quando, em UTI Aérea, viajou para o Rio a fim de prosseguir o tratamento em casa. A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso informou que o piloto sofreu um “quadro de falta de ar súbito” e chegou a ser socorrido. De acordo com a família, há suspeita de tromboembolismo pulmonar (bloqueio de artérias por coágulo sanguíneo).

A Direção Geral da Polícia Civil do Distrito Federal manifestou em nota “o mais profundo sentimento de pesar e de solidariedade com a família do Agente Renato de Oliveira Souza”. Ele ingressara na Polícia Civil em 1992. Desde 2011, trabalhava na Divisão de Operações Aéreas e estava cedido à Força Nacional. O comandante também atuou no resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho (MG), em 2019.

Há suspeita de falha técnica na aeronave, segundo o comandante da Força Nacional, Aginaldo de Oliveira. As causas do acidente são apuradas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da FAB (Força Aérea Brasileira).

*Com informações de G1, UOL e Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso