AMAERJ | 20 de outubro de 2020 12:20

Nota de esclarecimento

O juiz Marcelo Alberto Chaves Villas, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Nova Friburgo, esclarece que, diferentemente do insinuado em texto publicado no portal Direito News, não entrou em contato com o Ministério Público em busca de provas contra um dos réus do processo 0004492-89.2018.8.19.0037, em trâmite naquele juízo.

Durante audiência virtual, o magistrado enviou mensagem ao promotor do caso, para anunciar que tinha dúvidas quanto à culpabilidade do acusado e que estaria propenso a até decidir por sua libertação, em razão da inconsistência das provas apresentadas pelo inquérito policial e pela acusação.

A mensagem, inadvertidamente, foi distribuída a todos os que participavam da audiência.

A frase dita ao promotor, ainda em razão do ambiente virtual problemático, não chegou a ser completada.  O contato com o representante do Ministério Público atendia, também, ao disposto no novo Pacote Anticrime, que determina ao juiz a reavaliação da prisão de acusado a cada 90 dias.

Durante o transcorrer do processo criminal foi oferecida ampla defesa ao réu, indiciado por latrocínio ocorrido em Nova Friburgo em janeiro de 2018. O juiz informa tê-lo interrogado por três vezes.

Diversamente do que informou o equivocado texto, o magistrado e o réu não estavam na mesma sala durante a audiência.

Por fim, diante do questionamento quanto a sua isenção como julgador, o juiz Marcello Alberto Chaves Villas informa que se afastará do processo, de modo a permitir que os réus venham a ser julgados por outro magistrado.