Brasil | 31 de janeiro de 2024 17:42

No TJ-BA, juíza Adriana Laia destaca atuação de Núcleo do Tribunal do Rio

Diretora de Acessibilidade e Inclusão da AMAERJ, a juíza Adriana Laia ministrou palestra no curso “Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência: Uma questão de respeito”, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) nesta quarta-feira (31).

A juíza ressaltou a magistrados e servidores do TJ-BA a importância do 7º Núcleo de Justiça 4.0 do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), especializado em Saúde Privada dos processos dos Juizados Especiais Cíveis.

“Após cerca de um ano e meio de funcionamento do 7º Núcleo especializado em Saúde Privada, que é composto por três magistradas, já há dezenas de entendimentos debatidos, estudados e sedimentados, o que sem dúvida só traz benefícios à jurisdição”, contou a magistrada.

A juíza Adriana Laia destacou que, após a criação do Núcleo, houve uma redução de quase 60% do tempo de julgamento dos processos de saúde.

“Foi possível observar que no ano de 2021, quando ainda não funcionava o 7º Núcleo, o tempo médio de julgamento dos processos de saúde junto aos Juizados Especiais de origem era de 161 dias. Já em 2022 e 2023, o tempo médio foi de 68 dias, o que corresponde a uma redução de quase 60%.”

Assista à aula da juíza Adriana Laia no canal do TJ-BA no YouTube.

Leia também: AMAERJ acompanha o lançamento da Plataforma Digital do Poder Judiciário no TJ-RJ
Posse da AMAERJ reunirá representantes dos três Poderes na segunda-feira
Presidentes das associações jurídicas do Rio tratam de pautas comuns das carreiras