Brasil | 12 de maio de 2023 15:35

No Rio, Campanha do Registro Civil já prestou 11.552 atendimentos

O Mutirão de Cidadania promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em adesão à Campanha Nacional do Registro Civil – Registre-se!, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por intermédio da Corregedoria Nacional de Justiça, realizou até esta quinta-feira (11) 11.552 atendimentos.

Os atendimentos a pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade social são prestados na Praça do Expedicionário, em uma das laterais do Fórum Central do TJ, no Centro do Rio.

Nesta quinta-feira, o corregedor nacional da Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, visitou as instalações da campanha. Na ocasião, ele destacou a importância da iniciativa, que busca documentar brasileiros sem registro formal. São os menos 3 milhões em todo o país.

Para o ministro, trata-se de “uma política pública muito importante porque olha para as populações mais invisíveis”.

Iniciada na segunda-feira (8), a campanha termina nesta sexta (12). Funcionam no local postos do TJ-RJ, da Defensoria Pública do Estado, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), da Pastoral do Menor, da Prefeitura do Rio, do Detran-RJ e do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), entre outras instituições.

Nos postos, as pessoas podem requerer Certidão de Nascimento, Casamento, Óbito, RG, CPF, Certificado de Reservista, Título de Eleitor, Cadastro Único e CNIS.

Confira na tabela os atendimentos realizados:

Leia também: CNJ indica juiz do TJ-RJ para grupo do Ministério dos Direitos Humano
Equipe da Justiça Estadual da AMB discute temas de interesse da classe
Direito Eleitoral e liberdade de expressão serão debatidos na EMERJ