AMAERJ | 23 de setembro de 2019 10:57

Familiares e amigos celebram a memória de Motta Macedo

Homenagem foi realizada na Sede Praiana da AMAERJ

Quem conheceu o desembargador Francisco da Motta Macedo (1933-2018) sabe que o lugar que ele mais gostava de estar era a Sede Praiana da AMAERJ, em São Pedro da Aldeia (Região dos Lagos). E foi no seu ambiente predileto que a associação homenageou postumamente o magistrado, presidente da AMAERJ no biênio 2000-2001 e diretor da sede recreativa de 2016 a 2017. Em noite de muita emoção, no sábado (21), familiares e amigos inauguraram o retrato de Motta Macedo.

Organizador da homenagem, o desembargador Roberto Felinto (diretor de Aposentados da AMAERJ) destacou a importância de Motta Macedo e o seu trabalho à frente da Sede Praiana.

“Vamos homenagear uma das pessoas que foram mais caras a essa associação, principalmente a essa sede, o nosso Motta Macedo. A ideia foi fixar aqui a imagem do Motta na parede de um ambiente que ele sempre frequentou e que nós convivemos com ele. O status atual desta sede é obra do Motta e do colega José Carlos de Figueiredo”, afirmou.

Leia também: Homenagem ao desembargador Luiz Roberto Ayoub tem horário alterado
Participe da consulta da AMB sobre o teletrabalho para magistrados
TRE do Rio de Janeiro abre edital de rodízio de juízes

Felinto convidou os magistrados que conviveram com Motta Macedo para prestar a homenagem: Ademir Pimentel, Giuseppe Vitagliano, Helena Cândida Gaede, Ilza Guimarães Pessoa, Índio Brasileiro Rocha, José Geraldo Antonio, Lecília Lemmertz, Marcus Quaresma, Nilton Dantas, Paulo Maurício Pereira e Roberto de Abreu e Silva.

“Todos nós tivemos o prazer de conviver muito com ele. Este é um agradecimento pela passagem do Motta pela Terra. Agora, toda vez que viermos aqui, vamos encontrá-lo”, disse Felinto.

Hilva Macedo e Roberto Felinto

Motta Macedo faleceu em 7 de setembro de 2018, ao 84 anos. A viúva do magistrado, Hilva Silva Macedo, agradeceu a homenagem e também ressaltou o amor dele pelo local.

“O que tenho a falar é somente agradecer. Primeiramente a Deus, que permitiu que ele pudesse ficar aqui por tanto tempo, fazendo tudo por essa associação e por essa sede. Ele amava tanto este lugar que até comprou um imóvel aqui em frente. Ele vinha todo final de semana muito feliz. O passeio ideal dele era em São Pedro da Aldeia. Quando eu procurava por ele, já estava aqui na sede. Era o primeiro lugar que ele vinha”, frisou.

“Os anos passaram, e hoje eu vejo aqui todos os nossos amigos. Fico com o coração apertado por não vê-lo, mas tenho certeza que ele está aqui. No meu coração ele não morreu. Esta homenagem é merecida, muito obrigada”, disse Hilva.

Após a inauguração do retrato, os magistrados e familiares confraternizaram no tradicional Queijos & Vinhos da Sede Praiana.