AMAERJ | 04 de novembro de 2022 16:31

No Foeji-RJ, magistrados debatem enunciados e elegem nova diretoria

Com apoio da AMAERJ, a quinta reunião do Fórum Estadual dos Juízes da Infância e da Juventude do Estado do Rio de Janeiro (Foeji-RJ) foi realizada nesta sexta-feira (4) no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O encontro reuniu magistrados de todo o Estado para debater propostas de enunciados infantojuvenis e definir os novos dirigentes do Foeji-RJ.

A juíza Lorena Paola Nunes Boccia, diretora de Direitos Humanos da AMAERJ, foi escolhida pelos colegas para assumir a presidência do fórum. A nova vice-presidente é a juíza Talita Bretz. Os juízes Daniel Konder e Ingrid Vasconcellos, ex-presidentes do Foeji-RJ e diretores de Direitos Humanos da Associação, são os novos secretários.

Sobre o encontro, a juíza Lorena Boccia destacou que “os temas tratados são tormentosos para os juízes que trabalham com a infância e juventude”.

“Foi muito bom poder dividir as questões do nosso cotidiano de trabalho e aprender com especialistas na matéria. Também é valioso rever e debater pessoalmente com os colegas da infância, depois de três encontros online”, acrescentou a magistrada.

O evento foi debatido em dois grandes blocos. No primeiro, os participantes discutiram o tema “Tráfico de drogas e trabalho infantil: implicações”. Houve, também, a apresentação do “Pro Criança Cardíaca”, projeto social sem fins lucrativos fundado em 1996 que presta assistência a crianças e adolescentes carentes com problemas no coração.

Na segunda parte, a juíza Raquel Crispino, da 1ª Vara de Família de São João de Meriti, falou sobre “Documentação civil e fortalecimento de vínculos familiares: atuação das VIJs na erradicação do sub-registro”. O juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, apresentou o projeto “Doe um Futuro”, campeão do 19º Prêmio Innovare na categoria Destaque 2022.

A juíza Ingrid Vasconcellos disse que o Foeji-RJ “é um espaço em que temos a oportunidade de conversarmos só com juízes. É sempre boa a troca de experiências. Sempre saímos do Foeji muito animados”, disse.