EMERJ | 01 de abril de 2022 15:48

Na EMERJ, especialistas debaterão as cidades inteligentes

O Fórum Permanente de Direito da Cidade da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, na terça-feira (5), o webinar “Cidades inteligentes e o serviço público: perspectivas críticas a partir de experiências francesas e brasileiras”. 

O encontro acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e terá transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube.

Leia também: Magistradas se reúnem na AMAERJ em Happy Hour com psicóloga
Conheça os cinco vencedores do sorteio do livro ‘Metendo a Colher’
Conselho da Magistratura recomendará candidatos à remoção em maio

A mesa de abertura será coordenada pelo presidente do Fórum, desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres.

Os palestrantes serão o coordenador da Cidade Inteligente da Prefeitura do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto; o diretor Norbert Foulquier e a secretária-geral Marion Chapouton., ambos da Gridauh, instituição francesa dedicada a estudos sobre urbanismo.

A professora universitária Lalita Kraus e o geógrafo Aldenilson dos Santos Vitorino serão os debatedores do seminário.

Pela manhã, serão discutidos os temas: “Rio cidade inteligente sustentável”, “As mobilidades ativas e o espaço público” e “Cidades inteligentes, mitos e realidades”.

A procuradora Arícia Fernandes, do município do Rio de Janeiro, coordenará a segunda mesa de debates, à tarde. Os palestrantes serão o diretor do Centro de Operações do Rio, Alexandre Cardeman, e os professores universitários Angela Penalva, Frédéric Rolin e Seydou Traoré. A debatedora será a professora Rosangela Luft. 

“Estratégia operacional e de governança para uma cidade mais humana e inteligente”, “Potencial de arrecadação tributária imobiliária em cidades inteligentes no Brasil”, “Construção da cidade sustentável e contratos: balanço e perspectivas dos contratos de parceria público-privada” e “O serviço público de performance energética da habitação” serão os temas das palestras. 

Para se inscrever, acesse o site da EMERJ: https://emerj.com.br/site/evento/8118.