AMAERJ | 04 de maio de 2022 15:37

Na AMAERJ, aposentados tiram dúvidas sobre pensão e benefícios

A AMAERJ promoveu, nesta quarta-feira (4), palestra sobre o impacto da Reforma da Previdência nos pensionistas. Especialista no tema, o advogado, auditor fiscal e professor universitário Bernardo Machado tirou dúvidas dos dez magistrados aposentados presentes ao encontro, no auditório da Associação.

Leia também: Pós em perícia forense inscreve em curso sobre documentoscopia
Posse da AMAERJ-Nova Friburgo será nesta quinta-feira (5)
Tribunal terá cinco novos desembargadores na sexta-feira (6)

Na abertura, a presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, saudou os magistrados. “É sempre um motivo de muita alegria estar com os colegas aposentados, que fazem parte da história do Tribunal. Se hoje estamos aqui, na condição que estamos, devemos a todos vocês. É muito bonito, emocionante e gratificante ver o reencontro e as histórias. Estamos aqui com o professor Bernardo Machado para trocar uma ideia sobre como fica o pensionamento e a acumulação de benefícios.”

Entre os magistrados que participaram da palestra estiveram os ex-presidentes da AMAERJ Thiago Ribas Filho, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e Roberto Felinto.

Bernardo Machado detalhou as principais mudanças trazidas pela Reforma da Previdência. Ele destacou o trabalho associativo, que minimizou os efeitos da reforma na Assembleia Legislativa (Alerj).

“O dano social que teríamos para o servidor do Estado do Rio seria enorme se o texto fosse aprovado da forma que havia sido apresentado. Como vocês puderam acompanhar pelos informativos da AMAERJ, o trabalho foi hercúleo, fizemos algumas intervenções junto aos parlamentares, que encamparam os anseios dos servidores. Graças a Deus, a reforma de vocês é infinitamente melhor do que a dos servidores públicos federais”, disse.

O especialista abordou o regime jurídico previdenciário do Rio de Janeiro e apresentou simulações de casos práticos para exemplificar as regras de pensão por morte e acumulação de benefícios.

“Foi um prazer imenso fazer essa palestra para magistrados tão ilustres. Sou um parceiro da AMAERJ. A dúvida que vocês tiverem, podem passar para a Associação que eu respondo. Estou inteiramente à disposição”, concluiu.

O encontro foi transmitido por videoconferência na plataforma Zoom. A AMAERJ organizará uma palestra com o especialista para os magistrados da ativa, entre eles os novos juízes.