A Mútua dos Magistrados reinaugurou, nesta terça-feira (25), o Centro de Treinamento e Reabilitação Física Desembargador Paulo Cesar Salomão. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve no evento.
O presidente da Mútua, desembargador Ricardo Couto, falou sobre a reabertura do espaço e a importância dos idealizadores do CTRF, os desembargadores Paulo Cesar Salomão e Antonio Cesar Siqueira. “Dois grandes desembargadores que tiveram a noção do que é a saúde preventiva e estabeleceram a ideia de se investir na prevenção”, disse.
Ex-presidente da AMAERJ (2010-2011), o desembargador Antonio Siqueira exaltou Paulo Cesar Salomão, falecido em 2008. “Paulão é um marco da mudança de filosofia da Mútua dos Magistrados. É uma coisa antes do Paulão e outra coisa depois de sua administração. O Paulão foi o pioneiro na academia, nas atividades de SPA, foi o primeiro a incentivar que as pessoas procurassem uma medicina preventiva”, afirmou.
“Infelizmente, o Paulão descobriu que estava doente tarde, e esse projeto tinha que andar. Por acaso, fui escolhido para tocar esse projeto. A primeira coisa que me veio à cabeça é que a partir daquele momento ninguém devia morrer como Paulão, novo e com todas as possibilidades de descobrir a doença em um momento curável. Aí veio a ideia desse centro de diagnóstico. Por isso, se chama Paulo Cesar Salomão, ele foi um inspirador disso aqui”, frisou o desembargador Siqueira.
Encarregados do projeto de reestruturação, a desembargadora Flávia Romano e o juiz Paulo Feijó descreveram o processo para viabilizar e construir o espaço.
Campeão olímpico e ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardinho apontou os três pilares fundamentais para tomar decisões na vida. “O primeiro pilar que devemos ter atenção é cuidar da saúde, senão nós não vamos cuidar dos outros dois pilares que são família e trabalho. Se a gente não cuidar da saúde, vamos ser uma preocupação para família e não vamos trabalhar bem”, ressaltou.
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Cardozo, destacou que a administração incentiva os cuidados com a saúde. “Nós queremos os juízes saudáveis, queremos que se previnam.”
O espaço da Mútua fica localizado no 1º andar da Lâmina 2 do Fórum Central do TJ. O local conta com espaço para fisioterapia e atividades físicas.
Os associados à Mútua poderão contar com áreas de alimentação saudável e convivência, além de reabilitação cardíaca assistida por médico cardiologista, nutricionista, fisioterapeuta e massoterapeuta, visando à prevenção de doenças e redução do estresse. As atividades disponíveis no espaço serão treinamento cardio, musculação, spinning, defesa pessoal e ginástica localizada.
O CTRF homenageia o desembargador Paulo Cesar Salomão. Formado em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas em 1974, ele ingressou na Magistratura fluminense em 1982 e foi promovido a desembargador em 1998. Irmão do ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), corregedor nacional de Justiça e ex-presidente da AMAERJ. Era especialista em Direito Empresarial e escreveu diversos livros e artigos.
Leia também: Trekking dos Magistrados no Pico da Tijuca será no dia 19 de agosto
Magistradas do Rio serão palestrantes na Jornada Lei Maria da Penha
AMAERJ sorteará vaga para o Fórum Nacional de Juízes Criminais