A Semana Nacional de Conciliação foi encerrada na sexta-feira, dia 27, com 1.211 atendimentos realizados no mutirão de solução alternativa de conflitos entre consumidores e empresas, promovido pelo TJ-RJ. Durante cinco dias, uma tenda de 400m² e um ônibus da Justiça instalados em frente ao Fórum Central do Tribunal, no Centro do Rio, receberam consumidores das 11h às 17h com o objetivo de celebrar acordos extrajudiciais com as 30 empresas participantes do projeto e evitar a judicialização de novas ações. Segundo o coordenador do Centro Permanente de Conciliação dos Juizados Especiais (CPCJEC), juiz Flávio Citro, cerca de 71% de acordos foram celebrados até esta sexta, sendo que o maior índice foi alcançado pela Claro/Embratel.
Já no mutirão de conciliação judicial, promovido dentro do Fórum, no Centro Permanente de Conciliação, foram realizadas 2.058 audiências ao longo da semana, com 78% de acordos. Participaram do mutirão as empresas Telemar, instituições bancárias, Claro/Embratel, Unimed, Ponto Frio, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Americanas, Light, Estácio, Vivo, Nextel, TIM, CEG e SKY.
Uma média de 400 processos foi analisada por dia. Nessa modalidade, os juízes intensificam a realização de audiências para resolver o maior número possível de processos já existentes, com o objetivo de reduzir o volume de ações em tramitação nos juizados.
Segundo dados fornecidos pela Diretoria-Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR), em todo o estado do Rio foram realizadas 27.565 audiências nos mutirões de conciliação judicial, que resultaram em 6.521 acordos. A Semana Nacional de Conciliação é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fonte: TJ-RJ