Notícias | 01 de abril de 2024 13:20

Museu vai inaugurar exposição sobre os 20 anos da Justiça Itinerante

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) implementou em 2004 uma nova forma de prestação jurisdicional, com o trabalho conjunto entre juízes, promotores e defensores. Em celebração aos 20 anos da Justiça Itinerante, o Museu da Justiça vai inaugurar exposição nesta terça-feira (2), às 16h.

A mostra irá apresentar o trabalho desenvolvido pela Justiça Itinerante do TJ-RJ nos últimos 20 anos, ressaltar o projeto como facilitador do acesso à justiça, relembrar os principais marcos históricos e conscientizar sobre a importância da atuação do Judiciário para a efetivação dos direitos fundamentais dos cidadãos.

Os esforços pela ampliação e democratização do acesso à Justiça são resultados da Constituição de 1988, especialmente com a edição da Emenda nº 45 de dezembro de 2004, que determinou a criação da Justiça Itinerante.

Este modelo, já consolidado, permitiu a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade o acesso à Justiça e ao Estado. Por duas décadas, o projeto tem atuado de forma ininterrupta em prol da garantia do acesso à Justiça e do fortalecimento da cidadania, especialmente para os mais necessitados.

Justiça Itinerante: 20 Anos
Abertura:
2 de abril, às 16h
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Local: Museu da Justiça do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Dom Manuel, nº 29, Centro do Rio de Janeiro

Leia também: Associados têm 20% de desconto no MBA em Direito Ambiental e Minerário
Juiz Gustavo Quintanilha faz palestra no Nordeste sobre cooperação judiciária
Presidente do Supremo e do CNJ fará aula magna da EMERJ no plenário do TJ