O TJ-RJ aderiu à campanha contra a febre amarela. Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, o Museu de Justiça vai funcionar como posto avançado de vacinação e disponibilizar, diariamente, mil doses fracionadas da vacina. A vacinação será na sala T19, nos dias 25 e 26 de janeiro, das 14h às 17h, e no sábado, 27, Dia D da campanha de vacinação, das 9h ao meio-dia.
Localizado na Praça XV, o posto avançado no Museu da Justiça será aberto a pessoas de 2 anos a 59 anos. Gestantes e pessoas a partir de 60 anos que queiram se vacinar deverão se dirigir ao Centro Especial de Vacinação Dr. Álvaro Aguiar, na rua Evaristo da Veiga, 16, no Centro do Rio de Janeiro.
Leia também: AMB e AMAERJ se reúnem com o corregedor Noronha
Comissão de Direito e Arte da ENM promove visitação ao Museu da Justiça
Conselho da Magistratura recomendará candidatos à remoção no dia 31
Em apoio à campanha, o Tribunal também disponibilizou dois ônibus do Juizado Especial do Torcedor que ficarão à disposição da Secretaria de Saúde para apoio à rede de vacinação. O objetivo é contribuir com a diminuição das filas nos postos de saúde. Para o diretor-geral de Segurança Institucional do TJ-RJ, desembargador Antônio Jayme Boente, o Poder Judiciário não poderia se furtar de contribuir com o apoio à campanha.
“O Poder Judiciário não pode fugir à esse chamado da Secretaria de Saúde no sentido de participar ativamente da campanha. O presidente do TJ-RJ, desembargador Milton Fernandes de Souza, cedeu o espaço e alguns servidores para dar apoio técnico à equipe de vacinação da Secretaria de Saúde, e vamos fazer um mutirão de vacinação durante três dias, culminando no dia D de vacinação do estado, no sábado, dia 27”, destacou o desembargador.
A superintendente de Qualidade das unidades de Saúde da secretaria, Sandra Castelo Branco, destacou a importância do apoio do Tribunal à campanha de vacinação.
“As parcerias são muito bem vindas. O Judiciário tem estado presente em parceria com a Secretaria de Saúde em várias ocasiões e, nesse momento, descentralizar a vacinação é facilitar para que a população tenha um acesso mais rápido para ser cuidada desse surto que está acontecendo em nosso estado”.
Vacina fracionada
Nos três dias, a população receberá a dose fracionada da vacina, como nos postos de saúde de todo o estado a partir do dia 25, segundo alinhamento com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde. O objetivo é construir uma iniciativa conjunta de enfrentamento da febre amarela.
Quem deverá tomar a dose fracionada:
– Pessoas maiores de 2 anos até 59 anos não vacinadas
– Mulheres não vacinadas que estejam amamentando crianças maiores de 6 meses
– Pessoas com mais de 60 anos não vacinadas, após avaliação de serviço de saúde
Quem continuará tomando a dose plena:
– Crianças de 9 meses a 2 anos
– Pessoas com condições clínicas especiais, conforme definição do Ministério da Saúde
– Gestantes
– Viajante internacional (com comprovante)
(Com informações do TJ-RJ)