Notícias | 13 de maio de 2011 15:29

Museu da Justiça participa da 9ª Semana de Museus

O Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro participará, pela segunda vez, de 16 a 22 de maio, da Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão ligado ao Ministério da Cultura, e responsável pela Política Nacional de Museus (PNM). A programação sempre aborda um tema específico. Neste evento, o objetivo é registrar e celebrar a data de 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.

Durante o período, instituições museológicas de todo o Brasil promoverão encontros em torno do tema “Museu e Memória”, escolhido para este ano, que é considerado, por parte do Ibram, “fonte de inspiração para reflexão e práticas museais”. Neste ano conta-se com a participação de mais de 1.000 instituições em cerca de três mil eventos.

Vale lembrar, aliás, que, de acordo com a PNM, a memória é constituída de lembranças e esquecimentos, abarcando invenções e ficções. Nos museus, a memória e o esquecimento servem tanto para aprisionar e limitar, quanto para libertar e sanar.

Outra premissa da Política implementada pelo Ibram é a de que o trabalho com a memória implica o reconhecimento do seu caráter seletivo; lidar com a memória de modo crítico é um desafio para os museus contemporâneos, nos quais estão representadas memórias individuais e coletivas, familiares e étnicas, locais e nacionais, artísticas e científicas.

Incorporado à iniciativa, o Museu da Justiça, que faz parte da Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON), realizará, nos dias 16, 18 e 20 de maio, uma ação educativa, por meio de visitas mediadas ao antigo Palácio da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, feitas por historiadores, com a duração média de 60 minutos cada uma. As visitações, com entrada franca, devem ser previamente agendadas pelo telefone (21) 3133-3497 ou pelo e-mail seexp@tjrj.jus.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ