Duas exposições permanentes serão inauguradas na quinta-feira (10), às 17h, no Museu da Justiça do Rio de Janeiro. As mostras “Origens do Direito e Princípios da Justiça” e “História do Direito e da Justiça no Brasil” combinam, em duas salas, tradição e tecnologia para proporcionar uma experiência imersiva.
A primeira sala leva o visitante a uma viagem no tempo, desde o Código de Hamurabi até as primeiras leis que chegaram ao Brasil com a colonização. A segunda narra a evolução do Direito no país, das Ordenações Filipinas à Constituição Cidadã de 1988.
As exposições contam com painéis visuais, áudios descritivos, tradução em libras e um web app interativo.
“O Museu ajuda a entender como a atividade do Judiciário afeta o dia a dia de todos, e isso dá legitimidade ao nosso trabalho”, disse a desembargadora Renata França, coordenadora do projeto de revitalização do Museu da Justiça.
No evento de inauguração, também será aberta a mostra temporária “A Partilha do Imperador Dom Pedro II”, que percorre os anos finais de vida do último monarca do Império a partir de seu inventário, que pertence ao acervo do Museu.
As exposições estarão abertas ao público no 2º andar do Museu (Rua Dom Manuel, 29, Centro do Rio), de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.
Leia também: STJ prorroga inscrições para juízes auxiliarem gabinetes de Direito Privado
EMERJ promoverá curso para magistrados sobre Direito da Família
Consinter prorroga prazo de envio de artigos para congressos em Curitiba e Barcelona