Notícias | 09 de maio de 2014 08:00

Museu da Justiça inaugura a exposição ‘Forever Free – Livres para sempre’, no dia 14

O Museu da Justiça do Rio de Janeiro inaugura na próxima quarta-feira, às 17h, a exposição “Forever Free – Livres para sempre”, sobre a história do tráfico de escravos no mundo. A mostra é composta por um conjunto de painéis do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), da Organização das Nações Unidas (ONU). As peças ficarão expostas no Salão dos Espelhos, 3º andar do Antigo Palácio da Justiça (Rua Dom Manuel, 29, Centro). O evento é gratuito e aberto ao público.

EXPOSIÇÃO MUSEU

Também integram a exposição documentos históricos referentes à libertação de escravos entre os anos de 1838 e 1886, e objetos do século XIX, pertencentes ao Museu do Negro, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos.

Durante a solenidade de abertura será exibido o documentário “A rota do escravo- A alma da resistência”, às 19h, na Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio). Em seguida, vai ser realizada uma mesa redonda com o tema: “Negros e a lei: da abolição à ação afirmativa”, com a participação do historiador Flávio Gomes, da UFRJ e do professor doutor em Comunicação e Cultura, André Lázaro e mediação do jornalista Carlos Alberto Medeiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do O Globo