O líder do Movimento Unidade e Valorização e ex-presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), João Ricardo Costa, esteve em Rio Branco, Acre, em 14 de junho, para apresentar as principais bandeiras do movimento aos magistrados acrianos. O movimento já conta com o apoio da Amaerj e de outras 24 associações regionais da magistratura, incluindo Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Raimundo Nonato da Costa Maia, lançou o Movimento no Estado e oficializou apoio. O evento realizado no auditório do Palácio da Justiça contou com a participação de membros da diretoria da Asmac, juízes e desembargadores, e do membro da Associação dos Magistrados de Minas Gerais (Amagis), juiz Marcelo Piragibe.
“O Movimento Unidade e Valorização tem percorrido todos os Estados, especialmente aqueles onde há crises. Estamos presentes para prestar apoio. Venho ao Acre, com a missão de defender a bandeira da valorização da categoria. Temos que traçar mudanças para que a magistratura tenha uma carreira estável e de forte representatividade”, destacou João Ricardo Costa.
Ele debateu o processo de desvalorização da carreira da magistratura; desestruturação pela retirada do Adicional por Tempo de Serviço (ATS); adoção de medidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ataques às decisões do Judiciário e as frequentes tentativas do parlamento de impor controle à atividade judicial.
João Ricardo Costa também afirmou que a magistratura vem sendo submetida a um processo de desmoralização pública. Ele destacou a importância de buscar a unidade da magistratura para construção e fortalecimento do Poder Judiciário.
O Movimento Unidade e Valorização tem como principal objetivo traçar mudanças e resgatar a credibilidade e representatividade da magistratura brasileira.
MOVIMENTO UNIDADE E VALORIZAÇÃO – MUV
Site: www.unidadeevalorizacao2013.com.br/
E-mail: unidadeevalorizacao2013@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/UnidadeeValorizacao2013
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações da Assessoria de Imprensa do MUV