Notícias | 06 de junho de 2013 15:23

Movimento associativo é tema de palestra para novos magistrados

A nova turma de juízes, composta por 21 magistrados, participou nesta quarta-feira (5) da palestra “Movimento Associativo: As Associações de Magistrados em Níveis Nacional e Estadual e seu Papel na Defesa dos Interesses Institucionais e da Magistratura”. O evento, organizado pela Emerj, contou representantes da Amaerj, AMB, Anamages e AJD. A palestra faz parte do Curso de Formação de Magistrados, que é ministrado nos quatro primeiros meses da carreira, e objetiva transmitir conhecimentos e relatar experiências aos juízes recém-empossados no Tribunal de Justiça. O evento foi realizado no auditório da Emerj.

75

Novos juízes conheceram as associações de classe através da palestra e de kits informativos

Participaram da mesa o presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto; o diretor-geral da Escola da Magistratura do Rio, desembargador Sérgio Verani; o desembargador Nagib Slaibi Filho, diretor da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages); o juiz Leonardo Grandmasson Chaves, membro da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); e o juiz Rubens Casara, membro da Associação Juízes para a Democracia (AJD).

O presidente Cláudio dell’Orto falou sobre a infraestrutura da Amaerj e dos serviços prestados aos associados. O magistrado também destacou a importância do movimento associativo. “Na Associação nós fazemos o planejamento estratégico da nossa vida profissional. É nela que defendemos os nossos direitos democraticamente. Na associação estadual é onde podemos participar periodicamente de debates para a defesa de prerrogativas”, afirmou.

Dell’Orto também abordou a luta da Associação pelas eleições diretas no Judiciário. “Hoje, a Amaerj levanta a bandeira do voto direto no Judiciário. Se o juiz faz parte do TJ-RJ, ele integra o Tribunal e, portanto, deve participar da escolha do seu representante”.

80

Dell’Orto: “Na associação estadual participamos periodicamente de debates para a defesa de prerrogativas”

O desembargador Nagib Slaibi Filho apresentou as associações que os magistrados fazem parte no âmbito internacional, nacional e estadual. O magistrado também relembrou a história da Anamages e falou sobre trabalho que a Associação exerce.

O juiz Leonardo Grandmasson Chaves ressaltou a importância da AMB e apresentou os serviços que a instituição oferece. O juiz Rubens Casara explicou o que é a AJD e qual é o seu papel. “A Associação Juízes para a Democracia nasce no intuito de resgatar a cidadania do juiz. É uma associação sem fins lucrativos e que não defende interesses corporativistas”.

No encerramento da palestra, o juiz Paulo Feijó, 2º vice-presidente da Amaerj, saudou a chegada dos novos magistrados e abriu as portas da Associação. “O importante é vocês saberem que a Amaerj está à disposição de vocês, em um espaço livre e aberto. Estamos aqui para atender, na medida do possível, as demandas de vocês”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj