Notícias | 19 de dezembro de 2013 09:05

Mostra de Nova York ganha versão brasileira

Obras de artistas brasileiros como Thiago Pitta, Jonathas de Andrade e Claudia Andujar contribuem para o acervo especial da Expo 1: Rio, versão canarinha da mostra coletiva que alcançou grande sucesso no Museu de Arte Moderna de Nova York ( MoMA), e que está em cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), até fevereiro de 2014.

Acrescida de trabalhos nacionais, a exposição conta com cerca 60 obras em diferentes técnicas e suportes, como fotografia, vídeo, instalação e desenho, feitas entre 1972 e 2013 e que trazem reflexões sobre questões ambientais e sócio-políticas contemporâneas.

Dentre os trabalhos, 41 são de artistas estrangeiros de várias gerações e com pesquisas diversas. Entre os nomes de peso estão o alemão Joseph Beuys (1921-1986), autor do vídeo “Ausfegen” (“Varrendo”, 1972), o fotógrafo americano Ansel Adams (1902-1984) e o inglês Steve McQueen. Do Brasil, são 13 obras. Completam o time Cinthia Marcelle, Jarbas Lopes, Rivane Neuenschwander e Cao Guimarães.

Bastidores da mostra

 

A Expo 1: Nova York, concebida por Klaus Biesenbach, diretor do MoMA PS1 – espaço paralelo que também faz parte do museu -, e Hans Ulrich, codiretor da Serpentine Gallery, ficou entre maio e setembro deste ano em cartaz. Já o recorte brasileiro foi organizado por Luiz Camillo Osorio, Lizzie Gorfaine e Mia Locks.

 

Serviço:

Local – MAM

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro.

Data:Terça a sexta, 12h a 18h. Sábados, domingos e feriados, 12h a 19h

Mais informações: http://mamrio.org.br/exposicoes/expo-1/

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do Destak Rio