O jurista e desembargador aposentado José Carlos Barbosa Moreira morreu na manhã deste sábado (26) no Rio de Janeiro, aos 85 anos.
Além de ter atuado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Barbosa Moreira lecionou na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde se aposentou em 1996 na condição de titular da cadeira de Direito Processual Civil.
Nascido no Rio de Janeiro em 1931, Barbosa Moreira se formou advogado na Faculdade de Direito da antiga Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1954.
O jurista se tornou desembargador no TJ-RJ em 1978, pelo quinto constitucional. Até então, e desde 1963, era procurador do Estado. Aposentou-se do Tribunal de Justiça em 1992.
A atuação do desembargador na magistratura foi simultânea à de autor de obras jurídicas reconhecidas nacionalmente, entre livros e artigos. Na sua volumosa obra, destacam-se o livro “O Novo Processo Civil Brasileiro” e os nove volumes de “Temas de Direito Processual Civil”.
O velório de Barbosa Moreira será a partir das 9h deste domingo (27) na capela 3 do cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio. O enterro está marcado para as 13h.