quinta, 02 de julho de 2020

Notícias | 26 de junho de 2020 17:01

Missa na Catedral de Petrópolis homenageia Sylvio Capanema

Missa foi realizada na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis | Reprodução

Os estudantes de Direito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) escolheram, em 1998, o desembargador Sylvio Capanema (1938-2020) para ser patrono da turma, mesmo sem acreditar que ele pudesse ir à Região Serrana. Para a surpresa de muitos formandos, Capanema não só compareceu à UCP como fez mais um dos seus eloquentes discursos em homenagem aos universitários. Nesta sexta-feira (26), 22 anos depois, foi a vez dos alunos prestarem um tributo ao mestre, na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.

O juiz Enrico Carrano, titular da 1ª Vara Cível de Petrópolis, era um dos estudantes da turma. “Na época em que nos formamos, muitos pensaram que ele não viria até Petrópolis, por ser uma pessoa muito ocupada. Mas ele veio, fez um discurso belíssimo, nos parabenizando. Entendemos ser justo fazer a ele também uma última homenagem, retribuindo aquela que ele fez”, afirmou.

Notável magistrado, advogado e professor, Capanema morreu no último sábado (20), no Rio de Janeiro, aos 82 anos. Enrico Carrano destaca a importância do mestre em sua vida.

“Além de patrono da minha turma de graduação, ele acompanhou toda a minha trajetória na Escola da Magistratura. Quando eu fiz concurso para a magistratura, ele foi um grande incentivador, um grande exemplo. Sua postura, o que ele dizia, as aulas, tudo nos incentivava. Ele foi muito importante na minha formação, assim como na de muitos. Ele nos convidava ao estudo e, por consequência, nos chamava a ser pessoas melhores.”

Na missa de 7º dia em memória de Sylvio Capanema, o reitor da Universidade Católica de Petrópolis, padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, enalteceu o magistrado.

“Jurista altamente qualificado, ele deixou para nós, brasileiros, vastas realizações no Direito, em palestras, escritos e decisões. Somos muito gratos por ter tido essa pessoa maravilhosa, que demostrou ter cultura vasta, sempre com bom humor, uma pessoa espirituosa. Era herdeiro de uma didádica impecável. Todos que o conheceram reconhecem sua grandiosidade. Ele viveu intensamente. Fica registrado o agradecimento pela vida, pela história e por tudo o que Sylvio Capanema nos deixou”, disse.

Assista aqui à missa.