O Pleno do STJ (Superior Tribunal de Justiça) aprovou, por unanimidade, Luis Felipe Salomão como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral para o biênio 2019-2021. Para o mesmo período, Benedito Gonçalves foi escolhido para atuar como ministro substituto.
Os ministros foram aprovados na quarta-feira (11). Salomão era ministro substituto na Corte eleitoral. Ele assumirá em outubro a vaga do ministro Jorge Mussi, eleito para o biênio 2017-2019. Natural de Salvador, Salomão é ministro do STJ desde junho de 2008. Atualmente, integra a Corte Especial, a Segunda Seção e a Quarta Turma.
Leia também: Tribunal publica com antecedência o plantão do recesso forense
D. Orani felicita presidente do TJ por decisão ‘em defesa’ das famílias
CNJ dispensa aval judicial para viagem de menor
Benedito Gonçalves é natural do Rio de Janeiro e atua como ministro do STJ desde setembro de 2008. Hoje, ele participa da Corte Especial, da Primeira Seção e da Primeira Turma.
Composição
O TSE é formado por sete ministros. Três são do Supremo Tribunal Federal, um dos quais é o presidente da Corte. Conforme o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE tem em sua composição dois ministros do STJ. Cabe ao TSE escolher o corregedor eleitoral dentre os ministros designados pelo STJ. Completam o tribunal dois juristas oriundos da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.
Fonte: STJ