Oriundo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o ministro Antonio Saldanha participou de sua primeira sessão como presidente da 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na quarta-feira (12). O ministro exercerá a Presidência até 2027.
Antonio Saldanha sucedeu ao ministro Ribeiro Dantas no cargo. Em nome do colegiado de Direito Penal, o ministro Sebastião Reis Junior desejou sucesso ao colega. “Tenho certeza que vossa excelência saberá conduzir com maestria esses seus nove colegas”, disse o ministro Sebastião Reis Junior.
O ministro Antonio Saldanha agradeceu a confiança e o apoio recebido de todos. “Expresso minha alegria pela receptividade e pela confiança que os colegas depositam para o exercício desta Presidência. Realmente é um desafio suceder aos ministros Reynaldo e Ribeiro Dantas, pessoas extraordinárias que conduziram com muito profissionalismo e muita galhardia a Presidência da Seção. Espero fazer jus com a colaboração sempre dos colegas, que são diletos amigos. Muito obrigado”, afirmou o novo presidente.
O colegiado é composto, ainda, pelos ministros Og Fernandes, Rogerio Schietti Cruz, Reynaldo Soares da Fonseca, Joel Ilan Paciornik e Messod Azulay Neto, e pelos desembargadores convocados Otávio de Almeida Toledo e Carlos Cini Marchionatti.
Formado e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Antonio Saldanha ingressou na Magistratura em 1988 e foi promovido a desembargador em 2003. O ministro tomou posse no STJ em 2016.
Leia também: Prazo de inscrição de juízes para auxiliar a 3ª Seção do STJ vai até o dia 20
Diretoria da AMAERJ se reúne com o presidente Ricardo Couto
Em palestra no TRE, presidente Eunice Haddad destaca presença feminina nos espaços de poder