EMERJ | 13 de agosto de 2021 12:38

Ministra Nancy Andrighi fará aula magna da Escola da Magistratura do Rio

Ministra do STJ Nancy Andrighi | Foto: STJ

A ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Nancy Andrighi fará palestra e receberá homenagem da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) na quarta-feira (18), às 18h. A aula magna sobre o tema “O juiz, os sonhos e a gestão na era digital” será transmitida pela plataforma Zoom e pelo canal de YouTube da entidade.

Na live que abrirá o segundo semestre da Escola, será inaugurado o retrato da ministra na Galeria dos Conferencistas Eméritos. Inscreva-se aqui.

Três desembargadores do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) participarão do encontro. A diretora-geral da Escola, Cristina Tereza Gaulia, abrirá a aula. A mesa será composta por Marco Aurélio Bezerra de Melo, presidente do Conselho Consultivo e do Fórum Permanente de Direito Civil professor Sylvio Capanema de Souza, e Patrícia Serra, presidente da Comissão Pedagógica de Ensino.

Leia também: Ministro Fachin participará de webinar do IAB sobre a Justiça do Trabalho
Magistradas doam absorventes a alunas de escolas públicas do Estado do Rio
TSE anuncia que dará mais transparência ao funcionamento da urna eletrônica

Sobre a homenageada

Pensadora, pesquisadora, escritora e magistrada, Fátima Nancy Andrighi tomou posse como juíza no TJ-RS (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul) em 1976. Em 1980, foi nomeada juíza substituta do TJ-DFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), sendo posteriormente promovida a juíza titular.

Em 1999, foi nomeada ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Também exerceu a função de corregedora nacional de Justiça e ministra substituta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no biênio 2010-2012, sendo efetivada ministra da Corte eleitoral em abril de 2011. Naquele ano, foi eleita corregedora-geral da Justiça Eleitoral, tornando-se a primeira mulher no cargo. Em 2012, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios no grau “Grão-Colar”.

A ministra é mestra em mediação pelo Institut Universitaire Kurt Boschs (Argentina). Em 1976, ano em que foi empossada no TJ do Rio Grande do Sul, concluiu o curso de pós-graduação lato sensu pela Universidade do Vale dos Sinos. Andrighi é conhecida por seus informativos nos campos do Processo Civil e do Direito Civil, citados como referência em obras e artigos.