Eleito em 19 de dezembro para presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com 101 votos, o desembargador Milton Fernandes de Souza, 65 anos, toma posse nesta segunda-feira (6), às 13h, no Plenário do TJ-RJ (Rua Dom Manuel, s/nº, 10º andar, Centro-RJ).
Leia aqui a entrevista de Milton Fernandes na Revista FÓRUM.
No evento também tomarão posse para o biênio 2017-2018 os desembargadores Cláudio de Mello Tavares (corregedor-geral), Elisabete Filizzola (1ª vice-presidente), Celso Ferreira Filho (2º vice-presidente), Maria Augusta de Figueiredo (3ª vice-presidente) e Ricardo Cardozo (diretor-geral da EMERJ).
“Esperamos todos garantir a harmonia deste tribunal. Tempos difíceis virão e temos de trabalhar juntos, independentemente da divergência de ideias. Não podemos ter divergências que atrapalhem o tribunal”, disse Milton Fernandes após a eleição.
Nova administração:
Milton Fernandes de Souza (presidente)
Magistrado de carreira, Milton Fernandes tornou-se juiz em 1984, nove anos após se formar bacharel em Direito pela UFRJ. Membro do Órgão Especial, é desembargador há 16 anos. Ele é o presidente da 5ª Câmara Cível e dirigiu o Fundo Especial do TJ-RJ. O presidente eleito atuou em comarcas do interior, da Baixada Fluminense, regionais e na capital, nas competências Cível, Família, Órfãos e Sucessões, Fazenda Pública e Criminal. Também atuou como juiz-auxiliar de três presidências, no Conselho de Vitaliciamento e no curso de iniciação da EMERJ.
Cláudio de Mello Tavares (corregedor-geral)
Aos 56 anos, o magistrado integra o TJ-RJ desde 1996, quando entrou no Tribunal de Alçada Cível, pelo quinto constitucional da Advocacia. Foi conselheiro da AMAERJ entre 2004 e 2005. Atuava como presidente da 11ª Câmara Cível desde 2006. Presidiu a Comissão de Regimento Interno.
Elisabete Filizzola Assunção (1ª vice-presidente)
Magistrada há 25 anos e desembargadora desde 2001. Membro do Conselho da Magistratura, ela é bacharel em Direito pela UERJ.
Celso Ferreira Filho (2º vice-presidente)
Atual 3º vice-presidente, é magistrado há 32 anos e desembargador desde 2001. Membro do Órgão Especial, ele é bacharel em Direito e mestre em Direito Privado pela UFRJ.
Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo (3ª vice-presidente)
Magistrada há 34 anos, é desembargadora desde 1998 e membro do Órgão Especial. Maria Augusta é a atual corregedora-geral. Ela é bacharel em Direito pela UERJ, em Filosofia pela UFRJ e em Direito Público pela UFRJ.
Ricardo Rodrigues Cardozo (diretor-geral da EMERJ)
Cardozo é desembargador desde 2003 e membro do Órgão Especial. Ele é o atual presidente da COMAQ (Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais).