Pelo 12º ano consecutivo, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) é o campeão de produtividade do Poder Judiciário nacional, de acordo com o Relatório Justiça em Números 2021 (ano-base 2020). Mesmo em ano atípico por causa da pandemia, os juízes e desembargadores fluminenses lideram o ranking do Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM), com média de 3.724 casos julgados por cada magistrado. O desempenho é 123% superior à média nacional (1.672).
O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (28) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No segmento de tribunais de grande porte, o TJ-RJ é seguido pelos Tribunais de Justiça de São Paulo (1.738), Paraná (1.490), Minas Gerais (1.471) e Rio Grande do Sul (1.392).
A AMAERJ parabeniza todos os magistrados pelo trabalho de excelência no Judiciário fluminense, especialmente neste ano desafiador. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro se adaptou aos novos tempos com agilidade, empenho e eficiência, o que permitiu continuar a prestação jurisdicional em todo o Estado.
O Índice de Atendimento à Demanda do TJ-RJ é de 204,6%, o maior entre todos os tribunais de Justiça. O Tribunal do Rio também atingiu 100% do Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), junto ao Tribunal de Justiça do Paraná, no segmento de tribunais de grande porte.
O Justiça em Números é a principal fonte das estatísticas oficiais do Judiciário brasileiro. Anualmente, desde 2004, o relatório divulga a realidade dos tribunais, com detalhamentos da estrutura e produtividade, além dos indicadores e das análises para subsidiar a Gestão Judiciária.
Confira aqui o relatório completo.
Leia também: Tribunal divulga a escala do plantão judiciário do recesso forense
Advogado Sergio Bermudes recebe a maior honraria da OAB-RJ
Comitê da Igualdade de Gênero do TJ lançará eBook sobre assédio