AMAERJ | 17 de março de 2025 13:14

Mês da Mulher: Bate-papo com médica endocrinologista reúne magistrados na AMAERJ

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a AMAERJ promoveu um bate-papo com a médica endocrinologista Isabela Bussade, na manhã desta segunda-feira (17). A presidente da Associação, juíza Eunice Haddad, fez a abertura do encontro, que tratou da saúde e da qualidade de vida feminina.

“É um prazer recebê-los na AMAERJ. Esse evento especial foi idealizado junto com o nosso departamento de políticas para a mulher, com o objetivo de falarmos sobre a questão hormonal que influencia tanto na vida das mulheres”, disse a presidente Eunice Haddad.

Cerca de 20 associados estiveram no encontro, realizado no auditório da Associação. A médica explicou as diferenças entre os hormônios presentes nos corpos masculino e feminino e suas flutuações. Isabela Bussade abordou, ainda, os sintomas da transição menopausal, quando caem os níveis de estrogênio na mulher, e tirou dúvidas dos magistrados.

“O estresse antecipa entre 3 e 5 anos a menopausa e também contribui a uma menor busca e adesão ao tratamento. Tem que ter tempo. Não dá para cuidar de tudo, há que priorizar o organismo saudável – e isso vale para mulher e para homem. Se a gente se render à dinâmica do mundo, a gente vai adoecer”, ressaltou a especialista.

A juíza Valéria Pachá elogiou a palestra. “É muito importante a AMAERJ ter esse tipo de atividade voltada à saúde da mulher. Hoje em dia, a mulher assume cada vez mais compromissos, está no mercado profissional e nas funções de casa. Além disso, é necessário que a mulher tenha um tempo para ela. Como a médica disse, um ‘egoísmo saudável’, aprender a dizer não para outras atividades e se priorizar.”

Leia também: Em palestra no TRE, presidente Eunice Haddad destaca presença feminina nos espaços de poder
Magistrados do Rio participam de evento em Itatiaia sobre violência contra a mulher
Presidente da AMAERJ prestigia inauguração de retratos de três desembargadores no TRE-RJ