O desembargador do TJ-RJ Cesar Cury, presidente do FONAMEC (Fórum Nacional de Mediação e Conciliação), participou nesta terça-feira (6) do RH-RIO, principal congresso de gestão de pessoas do Rio de Janeiro. “A mediação talvez tenha causado o maior impacto legislativo na vida social do país e representa a perspectiva de novos rumos. Foi um importante passo para a implementação da cultura e das medidas alternativas de resolução de conflitos”, afirmou.
Ele disse que o maior desafio para o uso de métodos alternativos para a resolução de conflitos é a cultura de litigiosidade que existe no Brasil. Para Cury, o brasileiro sempre busca os tribunais na hora de resolver um problema. Ele aponta a mediação e o novo Código de Processo Civil como marcos no ordenamento jurídico, desde a Constituição Federal, em 1988.
Cury avalia que a Lei de Mediação poderá ter o mesmo sucesso que as leis que resultaram no processo educativo para uso do cinto de segurança e para o combate ao consumo de bebida alcóolica por condutores de veículos.
O tema foi selecionado para uma das mesas porque muitas empresas têm encontrado na mediação um método eficaz, que tem entre seus benefícios a confidencialidade, a celeridade e a imparcialidade.
Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), o evento aconteceu no Centro de Convenções do Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca. Também participaram da palestra “O Poder da Mediação” as advogadas Mariana Souza e Magda Hruza.