A nova desembargadora Maria Teresa Pontes Gazineu tomou posse, nesta segunda-feira (22), no Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, compôs a mesa de autoridades na solenidade.
Magistrada há 30 anos e promovida pelo critério de antiguidade, Maria Teresa Pontes Gazineu entrou no plenário acompanhada dos desembargadores Cláudio Dell’Orto e Margaret de Olivaes Valle dos Santos.
“É preciso vislumbrar o futuro e anunciar a renovação do meu compromisso com a aplicação da justiça. O cargo que doravante assumo não serve a objetivo ou vaidade pessoal, mas a construção de uma sociedade mais justa. Estou extremamente feliz em permanecer cumprindo a minha missão, agora definitivamente no segundo grau”, frisou a magistrada Maria Teresa Pontes Gazineu.
A nova desembargadora disse estar realizada ao coroar a trajetória com esta promoção. “Só tenho a agradecer a todos que, em meu caminho, ajudaram-me a alcançar este lugar. Em uma data tão significativa para mim, o passado tem lugar de destaque pois não se alcança um resultado como este sozinha”, afirmou.
O desembargador Caetano da Fonseca Costa, 1º vice-presidente do TJ-RJ, discursou em nome da Corte. “Minha querida amiga, você já estava no segundo grau conosco, mas agora é em definitivo. A sua promoção tem sentido de conquista, com a exata representação do empoderamento feminino que se está a reclamar no seio da nossa instituição. Uma magistrada laboriosa, correta e com bondade de coração que deve seguir de norte e exemplo para todos nós, sempre atenta e delicada. Desejo-lhe, de coração, todo sucesso do mundo.”
O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, citou os brilhantes votos proferidos pela magistrada Maria Teresa Pontes Gazineu quando atuaram juntos na antiga 15ª Câmara Cível. “Vossa excelência chega ao topo da carreira com bagagem, simpatia, senso de justiça e comprometimento. Sua promoção é muito justa. Maria Teresa sinta-se muito acolhida por todos nós. Vossa excelência é muito querida, amada por todos. Estamos muito felizes em tê-la aqui”, disse.
Maria Teresa Pontes Gazineu é formada em Direito pela Universidade Candido Mendes, fez MBA em Poder Judiciário na Fundação Getulio Vargas (FGV), pós-graduação em Direito Administrativo na Escola da Magistratura do Estado (EMERJ) e especialização em Direito Ambiental na Faculdade de Direito de Lisboa (Portugal).
Foi defensora pública antes de ingressar na Magistratura fluminense, em 1994, pelo 19º Concurso. Atuou em Vara de Família na Comarca de Petrópolis e em Vara de Fazenda Pública na Capital. Atualmente, integrava a 6ª Câmara de Direito Público como juíza substituta de segundo grau (JDS).
Leia também: Confira a vencedora do sorteio de passagem e hospedagem para a Jornada Lei Maria da Penha
Desembargador Fernando Cerqueira Chagas é homenageado em congresso sobre IA e eleições
EMERJ promoverá seminário sobre litigância predatória em agosto