O programa Juristur/Conhecendo o Judiciário recebeu, nos dias 11 e 18 de setembro, a visita de 55 estudantes das Escolas Municipais Governador Carlos Lacerda, da Taquara, e Rivadávia Corrêa, do Centro. Os alunos, do 9º ano do ensino fundamental, foram recebidos pelo juiz Joel Pereira dos Santos, coordenador do programa, e conheceram a estrutura da Justiça fluminense. A juíza Denise Ferrari, do Fórum de Pinheiral, também participou da visita com o objetivo de implantar o projeto na Comarca.
No dia 11, a E. M. Governador Carlos Lacerda levou 20 alunos para o Juristur. No dia 18, participaram 35 estudantes da E. M. Rivadávia Corrêa, além de dois universitários italianos.
Juiz Joel Pereira conversa com os estudantes do ensino fundamental sobre o funcionamento do TJ-RJ
Nos dois dias Joel Pereira deu explicações sobre o Judiciário do Rio e aconselhou os alunos sobre o presente e as perspectivas para o futuro. Os estudantes também participaram de uma palestra sobre direitos humanos, ministrada pelo professor de Filosofia e Teologia Marcos Aguiar, cerimonialista da Amaerj. Na ocasião, os jovens receberam noções de cidadania e convívio social, com uma perspectiva sobre os direitos e deveres de cada um dentro da sociedade.
Em seguida, a turma conheceu a história e as instalações do Antigo Palácio de Justiça, em uma visita mediada pela educadora Teresinha de Sousa, do Museu da Justiça. Os estudantes percorreram vários ambientes históricos, como o plenário do Tribunal do Júri e o Salão dos Espelhos. O grupo ainda visitou o Tribunal Pleno e o Órgão Especial.
E. M. Governador Carlos Lacerda e a juíza Denise Ferrari visitaram o antigo Palácio da Justiça
A visita terminou com um lanche no restaurante do TJ-RJ, oferecido pela Amaerj. Os alunos foram conduzidos pela advogada Francisca Lima, secretária do Juristur.
Alunos da E. M. Rivadávia Corrêa conheceram o Tribunal Pleno do TJ-RJ
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj