* Migalhas
A 12ª Semana Nacional da Conciliação, realizada pelo CNJ entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, superou mais uma vez o número de participantes. O evento tem como objetivo incentivar os métodos alternativos e permitir que a sociedade consiga solucionar o maior número possível de conflitos de maneira pacífica, segura e célere.
Este ano, os tribunais da Justiça Estadual, do Trabalho e Federal realizaram mais de 271 mil audiências de casos que já estão na Justiça.
Leia também: TJ-RJ começa atendimento na Casa da Família da Leopoldina
Juliana Kalichsztein arrecada centenas de doações para instituições de acolhimento
O coordenador da câmara privada de conciliação e mediação ‘Vamos Conciliar’, Pedro Samairone, frisa que é inegável que a Semana Nacional de Conciliação, em sua 12ª edição, trouxe resultados muito significativos.
“A utilização dos métodos autocompositivos é o presente e futuro do direito, estando em constante ascensão. A cultura do litigio ainda é predominante, embora a utilização dos métodos consensuais esteja sendo mais aceita e difundida”.
Segundo Pedro, o aumento do número de acordos reflete uma melhor aceitação da sociedade ao tema, e esses eventos são importantes, pois chamam a atenção da população para os meios consensuais.
Fonte: Migalhas