O presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, participou de reunião com o deputado federal Evandro Roman (Patriota-PR), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 187/2012, que trata das eleições diretas nos tribunais. Promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o encontro ocorreu nesta terça-feira (24), em Brasília.
“Quem dá legitimidade a toda estrutura eleitoral do país não pode escolher seu representante? Vocês dão voz à população. Vocês podem votar para síndico, vereador, prefeito, governador, presidente, mas não podem escolher os representantes dos seus próprios tribunais? É uma pauta extremamente justa”, disse o relator da PEC.
Também estiveram na reunião, realizada de forma híbrida, a presidente da AMB, Renata Gil, e dirigentes das associações de magistrados.
A democratização interna do Judiciário é uma bandeira associativa histórica. As entidades trabalham para que a PEC seja colocada em votação.
A proposta modifica o texto constitucional para permitir a todos os magistrados, de primeiro e segundo graus, que votem nas eleições para os órgãos diretivos dos tribunais. A PEC já tramitou por todas as comissões da Câmara e está pronta para ser pautada em plenário.
“Compromisso assumido com vocês. A minha missão é entregar isso ao plenário para votação”, afirmou o deputado.
Leia também: Mais de 1.080 associados realizam o recadastramento na AMAERJ
Presidente do TRE-RJ participará de live sobre reforma política e eleitoral
Novo encontro da websérie ‘Livro aberto’ acontecerá nesta quinta-feira (26)