O presidente do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), desembargador Henrique Figueira, e dois juízes fluminenses foram condecorados nesta terça-feira (15) com a Medalha Mérito da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. A comenda foi entregue após missa em memória às vítimas do desastre em Petrópolis, no dia em que a tragédia completou um mês. A desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, 1ª vice-presidente da AMAERJ, acompanhou a solenidade.
O evento promovido pelo Governo do Estado do Rio aconteceu no Palácio Guanabara, em Laranjeiras (Zona Sul). Henrique Figueira recebeu a medalha por conta da campanha “SOS Petrópolis”, iniciativa da AMAERJ em parceira com o TJ-RJ, a EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), a ABATERJ (Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) e a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).
Os juízes Alexandre Teixeira de Souza, auxiliar da presidência do TJ, e José Cláudio de Macedo Fernandes, diretor do Fórum da Comarca de Petrópolis, também receberam a medalha por suas atuações após a tragédia.
A comenda, entregue anualmente, prestigia personalidades e instituições, civis ou militares, que prestaram serviços ao Estado e à comunidade fluminense em assuntos relacionados à defesa civil.
Estavam presentes o governador Cláudio Castro (PL); o presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), André Ceciliano (PT); o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos; o defensor público-geral do Estado, Rodrigo Pacheco; o senador Romário (PL); e o Comandante Militar do Leste, general José Eduardo Pereira.
Solenidade
A solenidade foi aberta com um “toque de silêncio”, replicado por todos os quartéis do Estado, em condolência à vítimas. Em seguida, a missa foi celebrada pelo bispo diocesano da cidade, Dom Gregório Paixão, e pelo capelão do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Wagner Toledo.
A cerimônia seguiu com a entrega das comendas. Os bombeiros que atuaram nas buscas por vítimas receberam a Medalha Mérito Avante Bombeiro. O presidente do Tribunal foi uma das autoridades a entregar a comenda. Em seguida, foi entregue a medalha “Mérito da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro”. Agentes do governo também receberam um botom como reconhecimento dos serviços prestados após o desastre.
Tragédia em Petrópolis
Em 15 de fevereiro, um forte temporal provocou deslizamentos de terra e inundações na cidade da Região Serrana. Um mês depois, foram contabilizadas 233 vítimas fatais. Ainda há 4 desaparecidos.
Leia também: Ministros do STJ participarão do 49º Fonaje, no Rio de Janeiro
TJ-RJ libera trava bancária sobre recebíveis de planos de saúde em RJ de hospital
Juízes da Baixada Fluminense reúnem-se em posse da AMAERJ-Nova Iguaçu