Alunos da Escola Municipal Von Martius, de Campo Grande, participaram do Juristur/Conhecendo o Judiciário na tarde de ontem (8). O juiz Joel Pereira dos Santos, coordenador do programa, e o desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal, receberam os 40 estudantes, do 9º ano do ensino fundamental. Os magistrados explicaram a estrutura e o funcionamento do Judiciário fluminense e aconselharam os alunos sobre o presente e as perspectivas para o futuro.
Magistrados falam sobre a Justiça do Rio de Janeiro para os alunos do ensino fundamental
Os estudantes também participaram de uma palestra sobre direitos humanos, ministrada pelo professor de Filosofia e Teologia Marcos Aguiar, cerimonialista da Amaerj. Na ocasião, os jovens receberam noções de cidadania e convívio social, com uma perspectiva sobre os direitos e deveres de cada um dentro da sociedade. O professor também falou sobre a aplicação dos direitos humanos em diversos países, usando como exemplo as diferenças culturais existentes. A palestra foi encerrada com a exibição de um vídeo.
Em seguida, os estudantes conheceram as histórias e as instalações do antigo Palácio da Justiça, guiados pela educadora Teresinha Sousa, do Museu da Justiça. Na ocasião, os visitantes puderam ver os aspectos históricos e arquitetônicos do prédio de estilo neoclássico.
Estudantes realizaram um Júri Simulado no Antigo Palácio da Justiça
O grupo ainda visitou o Tribunal Pleno, o Foyer do TJ-RJ e a sala da Seção Criminal. A professora Maria da Glória afirmou que a visita foi de suma importância para os estudantes. “Eles puderam ver na prática como realmente funciona o Poder Judiciário. Foi muito interessante para eles adquirir esse conhecimento, saber exatamente o que faz um advogado, um desembargador e um promotor”.
A turma de 40 alunos conheceu a sala da Seção Criminal do TJ-RJ
A visita terminou com um lanche. Os alunos foram conduzidos pela advogada Francisca Lima, secretária do Juristur.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj