Notícias | 23 de maio de 2013 15:32

Magistrados recebem estudantes de Realengo no Juristur

Alunos da Escola Municipal Nicarágua, de Realengo, participaram do Juristur/Conhecendo o Judiciário na tarde de ontem (22). O juiz Joel Pereira dos Santos, coordenador do programa, e o desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal, receberam os 40 estudantes, do ensino fundamental. Os magistrados explicaram a estrutura e o funcionamento do Judiciário fluminense e aconselharam os alunos.

Cópia de IMG_2053

Magistrados abordaram a composição do Pleno e do Órgão Especial e carreira da magistratura

Os estudantes também participaram de uma palestra sobre direitos humanos, ministrada pelo professor de Filosofia e Teologia Marcos Aguiar, cerimonialista da Amaerj. Na ocasião, os jovens receberam noções de cidadania e convívio social, com uma perspectiva sobre os direitos e deveres de cada um dentro da sociedade. 

Em seguida, os estudantes conheceram as histórias e as instalações do antigo Palácio da Justiça, guiados pela museóloga Blanca Dian, do Museu da Justiça. Na ocasião, os visitantes puderam ver os aspectos históricos e arquitetônicos do prédio de estilo neoclássico. O grupo ainda visitou o Tribunal Pleno, o Foyer do TJ-RJ e a sala da Seção Criminal.

Cópia de IMG_2104

Estudantes conheceram o TJ-RJ e realizaram um Júri Simulado no Antigo Palácio da Justiça

A visita terminou com um lanche. Os alunos foram conduzidos pela advogada Francisca Lima, secretária do Juristur.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj