Notícias | 30 de abril de 2015 15:45

Magistrados realizam debates na Emerj em maio

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) promoverá diversas palestras neste mês de maio. Nos dias 4, 11, 13 e 14 os magistrados Caetano Ernesto da Fonseca, Paulo Baldez, Sérgio Verani, Cláudio dell’Orto, Siro Darlan, Maria Angélica Guedes, Maria Tereza Donatti, Rubens Casara, Adriana Ramos de Mello, Andréa Pachá e Cristina de Faria Cordeiro participarão dos debates, que abordarão temas como delitos contra a dignidade sexual, revista íntima, maioridade penal, o filme Match Point e o livro Crime e Castigo.

Delitos contra a dignidade sexual

A palestra sobre “Delitos contra a dignidade sexual”, acontecerá em 4 de maio, das 9h30 às 12h, no Auditório Nelson Ribeiro Alves, localizado na Av. Erasmo Braga, 115/4º andar, Centro. O presidente do Fórum Permanente de Especialização e Atualização nas Áreas do Direito e do Processo Penal, desembargador Paulo de Oliveira Lanzellotti Baldez, fará a abertura do evento que terá, como palestrante, o advogado e professor de Direito Penal da PUC/RS e da Universidade Pablo de Olavide (Sevilha – Espanha) Cezar Roberto Bitencourt.

Revista íntima

A discussão sobre o tema “Revista intima: violência institucional?”, será realizado no dia 11 de maio, às 17h30. O evento acontecerá no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, Rua Dom Manuel 25 – Centro. A palestra será ministrada pela desembargadora Maria Angélica Guedes, pela juíza auxiliar da Presidência do TJ-RJ Maria Tereza Donatti, pelo juiz Rubens Roberto Casara e a advogada criminalista Maíra Fernandes. A juíza auxiliar da Presidência do TJ-RJ Adriana Ramos de Mello e o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca, diretor-geral da Emerj, atuarão na abertura da programação.

Maioridade penal

A Emerj entra na discussão sobre a maioridade penal e promove, no dia 13 de maio, às 9h30, a palestra Redução da Maioridade Penal – Política de Encarceramento x Direitos Fundamentais, ministrada pelo desembargador Siro Darlan, coordenador judiciário de articulação das Varas da Infância, Juventude e do Idoso (CEVIJ). A juíza Cristina de Faria Cordeiro, subcoordenadora do CEVIJ, atuará como debatedora, cabendo ao presidente do Fórum Permanente de Especialização e Atualização nas áreas do Direito e do Processo Penal, desembargador Paulo de Oliveira Lanzellotti Baldez abrir a programação. A Palestra acontece no Auditório Nelson Ribeiro Alves, situado na a Av. Erasmo Braga 115, 4º andar – Centro.

Filme Match Point e o livro Crime e Castigo

A Emerj junto com o Fórum Permanente de Direito e Psicanálise e o Fórum Permanente de Direito, Literatura e Cinema, exibe no dia 14 de maio, às 17h30 o filme “Match Point (Ponto Final), de Woody Allen. Após a exibição, será realizado debate sobre o filme e sobre o livro Crime e Castigo, de Dostoievski. A abertura da programação será realizada pela presidente do Fórum Permanente de Direito, Literatura e Cinema, juíza Andrea Pachá. Os desembargadores Sérgio Verani e Cláudio dell’Orto e o professor Antônio Pedro Melchior atuarão como debatedores. O evento será realizado no auditório Des. Paulo Ventura, situado na Rua Dom Manuel, nº 25, 1º andar – Centro.

Fonte: Amaerj com informações do TJ-RJ