O desembargador Wagner Cinelli, diretor Cultural da AMAERJ, lançou nesta quinta-feira (15) o livro “O Último Dia”, escrito em coautoria com a jornalista Mariana Reade. Presente ao evento, realizado no Museu da Justiça, a juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, ressaltou a importância da obra, que retrata situações de violência contra a mulher.
“O combate à violência de gênero é urgente. E a conscientização sobre o tema é fundamental para mudar essa cultura repugnante. O desembargador Wagner Cinelli é um especialista no assunto, que sempre traz importantes reflexões para ajudar nesse enfrentamento da violência”, afirmou a presidente Eunice Haddad.
O lançamento reuniu magistrados do TJ-RJ no Salão Nobre do Museu da Justiça, entre eles o presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Cardozo.
O desembargador Wagner Cinelli também é autor dos livros “Sobre ela: uma história de violência”, “Metendo a Colher” e “Igualdade e Progresso” e diretor do curta-metragem de animação “Sobre Ela”. Mariana Reade é escritora e roteirista especializada em comunicação de impacto social, diversidade e inclusão.
Publicada pela Editoria Gryphus, a obra é uma peça teatral centrada em uma relação abusiva e que traz como personagens principais Luana e Vladimir, casal que desde o namoro vivencia momentos de violência que crescem com o passar do tempo, praticadas por ele contra ela.
A vítima luta para quebrar o ciclo de violência no qual está enredada e, como em tantas histórias, esse ciclo se repete com aumento das agressões, podendo culminar com o feminicídio. O livro ressalta a importância da mulher romper o silêncio e não se culpabilizar. Os autores frisam que a violência de gênero é histórica, estrutural, trágica e urgente.
Leia também: Presidente da AMAERJ participa da abertura de exposição dos COGENs e do Museu da Justiça
Desembargador José Carlos Maldonado participa do encontro de vice-presidentes dos Tribunais
Eproc será tema de curso para magistrados com atuação na execução fiscal