O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, recebeu a Ordem do Mérito da Cidade de Niterói. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e magistrados do TJ-RJ prestigiaram a homenagem, na noite desta quarta-feira (5), no Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Entre os magistrados presentes ao encontro estiveram os desembargadores Suely Lopes Magalhães (atual 2ª vice-presidente e 1ª vice-presidente eleita do TJ-RJ) e Manoel Alberto Rebêlo dos Santos (presidente do TJ no biênio 2011-2012) e o juiz Felipe Gonçalves (presidente da AMAERJ no biênio 2020-2021).
O desembargador Ricardo Cardozo é o quarto condecorado com a Ordem do Mérito da Cidade de Niterói. Só haviam recebido a comenda o político Fidel Castro (1926-2016), o jurista Técio Lins e Silva e o promotor Luciano Mattos.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, exaltou a carreira do magistrado. “O doutor Ricardo tem uma trajetória muito reconhecida de 35 anos na Magistratura, sendo dois anos como corregedor e agora dois anos como presidente. Não poderíamos deixar de homenagear esse niteroiense ilustre. O Ricardo é um exemplo de magistrado, de imparcialidade, de integridade e de justiça. Receber homenagem ao fim do mandato é um sinal do reconhecimento do trabalho bem feito”, afirmou.
O desembargador Ricardo Cardozo, que deixa a Presidência do TJ-RJ nesta semana, agradeceu a homenagem.
“Estou muito feliz, é muito bom ter o reconhecimento de colegas e da sociedade. Receber essa homenagem de Niterói me envaidece porque nasci e fui criado aqui, é uma cidade que mora no meu coração. Sempre quis cursar Direito, evidentemente por influência do meu pai, o desembargador Estenio Cantarino Cardozo. Tenho certeza que fui e serei sempre um magistrado preocupado com a ética, a moral e todos os princípios que norteiam uma boa gestão”, disse.
Leia também: Presidente Eunice Haddad prestigia posse dos membros do Conselho Superior do MP
Associação lança o podcast ‘AMAERJ Memória – Conversa com Ex-Presidentes’
TRE-RJ vai inaugurar retratos de três desembargadores na Galeria de Presidentes em março