Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Escola da Magistratura do Estado (EMERJ) e Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) promoverão o seminário “Mulheres Eleitoralistas 6: avanços e retrocessos da pauta feminina nos espaços de poder e decisão”. Com a participação de seis magistrados do Rio, o encontro acontecerá na sexta-feira (8), das 9h30 às 13h30, no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).
A abertura será realizada pelos desembargadores Henrique Figueira, presidente do TRE-RJ, e Peterson Barros Simão, vice-presidente e corregedor do TRE-RJ, e a juíza Daniela Bandeira, diretora da EJE-RJ.
Os temas “A Pauta Feminina e o Sistema Eleitoral nas Eleições 2024” e “A Trajetória Feminina, as Barreiras e o Ideal de Igualdade de Oportunidades” serão debatidos em dois painéis.
No primeiro painel, serão palestrantes a ministra Vera Lucia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as desembargadoras do TJ-RJ Cristina Feijó e Maria Helena Machado, a juíza Daniela Bandeira, a desembargadora eleitoral Tathiana Costa e a procuradora regional eleitoral Neide Cardoso.
Debaterão o tema do segundo painel a juíza Daniela Binato, a desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, a 2ª vice-presidente da Alerj, deputada Tia Ju, e as professoras Maria Celi Vasconcelos e Vânia Siciliano Aieta, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Os mediados serão os advogados Cristiane Frota e Marcio Vieira.
Gratuitas, as inscrições estão disponíveis até quinta-feira (7). O plenário do TRE-RJ fica na Avenida Presidente Wilson, 198, Centro.
Leia também: Seminário da EMERJ no Dia Internacional da Mulher reunirá 12 magistrados do Rio
Pai da juíza Ana Paula Barros precisa de doações de sangue
Nova edição do curso sobre o PJe reúne magistrados do 4º NUR